É menino ou menina? O exame de sexagem fetal é o procedimento mais comum para sanar a curiosidade das mamães e dos papais sobre o sexo do bebê.
É um procedimento simples, que não oferece riscos para a mão ou para o feto, e leva cerca de duas semanas para se obter o resultado.
Para realizar, é necessário coletar uma amostra de sangue da mãe, pois nele existem fragmentos do DNA fetal. Então nessa amostra busca-se uma região de DNA específica do sexo masculino (que está no cromossomo Y). Se ela for encontrada temos um menino, do contrário, uma menina.
O exame pode ser realizado a partir da 8° semana de gravidez, oferecendo uma probabilidade de acerto de 99%. Mas como essa probabilidade aumenta conforme a idade gestacional, a 11ª semana é a ideal para obter resultados mais assertivos.
Em casos raros, a sexagem fetal pode apresentar erros caso a gestante já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão em algum momento da vida.
O exame de sexagem fetal pode ser realizado por mamães de gêmeos também! Quando a gestação é univitelina, o resultado significa que é o mesmo sexo para ambos os fetos. Já se a gestação for gemelar bivitelina, o resultado pode ser parcial, ou seja, não é sempre que dá para saber o sexo de ambos os bebès.
Além da sexagem fetal, que é o mais comum, existem outros exames que determinam o sexo do feto, como:
• Ultrassom morfológico: trata-se da visualização dos genitais fetais pela ultrassonografia;
• Ultrassom especifico do tubérculo genital fetal: consiste em uma ultrassonografia que analisa diretamente a parte genital fetal;
• Intelligender: É um exame de urina, que é realizado como o teste de gravidez de farmácia. Mas sua sensibilidade é inferior à sexagem realizada no sanque.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma consulta, será um prazer lhe ajudar!
Comments