A idade materna é considerada como um fator gerador de risco para a gestação. Para o Ministério da Saúde, gestantes com idade igual ou superior a 35 anos são consideradas tardias ou em idade avançada, sendo mais suscetíveis a desenvolver complicações durante a gravidez, o que torna a gestação de alto risco.
Embora haja vantagens na decisão pela gestação tardia, ela ainda é associada a eventos obstétricos adversos. Em comparação com as mais jovens, no grupo de mulheres com mais de 35 anos, estudos mostram mais abortamentos espontâneos e induzidos, maior risco para mortalidade perinatal, gravidez ectópica, baixa vitalidade do recém-nascido, baixo peso ao nascer, parto pré-termo e fetos pequenos para a idade gestacional.
Estudos, entretanto, destacam que a idade por si só pode não se constituir em fator de risco, pois o controle durante o período pré-natal e a adequada assistência no trabalho de parto e parto condicionam prognósticos maternos e perinatais semelhantes aos das gestantes mais jovens, esperando-se resultados positivos dessas gestações.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma consulta, será um prazer lhe ajudar!
Comments